terça-feira, 1 de novembro de 2011

Europa: um dos maiores desafios missionários da atualidade


A cena foi chocante para um pastor e sua esposa que estavam numa cidade da Escócia, visitando alguns familiares. Logo chegando ao centro da cidade encontraram três imponentes igrejas que haviam sido transformadas em bares (numa delas o púlpito foi mantido, sendo agora usado como apoio para o DJ). Na cidade inglesa na qual serviam como pastores de adolescentes e jovens também havia uma igreja que hoje tornou-se em uma discoteca e outra em academia. A necessidade do Evangelho na Europa é simplesmente enorme:
· Somente 2,4% da população europeia é evangélica.

· 17 países europeus têm menos de 1% de evangélicos.

· Na Espanha, por exemplo, quase 90% das cidades não possuem nenhuma igreja evangélica.

Sem dúvida Deus está extendendo Seu reino no continente europeu. Diversas igrejas evangélicas estão crescendo, principalmente entre os imigrantes. No entanto, o desafio missionário ainda é gigantesco, especialmente quando o grupo que desejamos alcançar são os Europeus. Há quem descreva a Europa como o campo missionário mais desafiador do mundo atual.

A Europa possui um papel extremamente estratégico. Suas idéias, artes, moda, filosofias, etc. influenciam o mundo inteiro. Milhões de imigrantes de países fechados para o Evangelho moram hoje na Europa e podem ali ser alcançados, impactando depois seus países de origem.

O Pastor iniciou este artigo em Örebro, Suécia, cidade das raízes de sua igreja. Ali teve a oportunidade de dar uma palestra para alunos do seminário teológico cujo assunto principal foi missões na Europa. Ouviu diversas pessoas expressando a necessidade da Suécia receber missionários.

É interessante notar que países que um dia foram receptores de missionários europeus hoje tornaram-se enviadores de missionários para a Europa. Nós brasileiros precisamos estar muito atentos a este mover do Deus das missões. Como igreja crescente é nossa responsabilidade preparar, apoiar e enviar pessoas para os diferentes países europeus. Sem dúvida nao é tarefa fácil nem barata, mas realmente urgente.

Atos 16 descreve a visão que Paulo teve de um homem que lhe dizia: “Passe à Macedônia e ajude-nos.” A Macedônia ficava em uma região que hoje pertence ao continente europeu. Assim, pela primeira vez, Paulo e seus companheiros missionários chegam à Europa. A verdade é que o mesmo pedido de ajuda nos é feito hoje. Europeus estão dizendo: “Passem à Europa e ajudem-nos.” Qual tem sido a nossa resposta?
Este texto foi extráido de : http://cibi.org.br/missoes/603.html