domingo, 11 de julho de 2010

A Esperança é JESUS


Medite em: Rm. 15.13 – Rm. 8.18-25
INTRODUÇÃO
Após os estudos das doenças dessa geração, apresentamos, por meio do testemunho bíblico, aquela que é, verdadeiramente, a única esperança: Jesus Cristo. Para tanto, iniciaremos fazendo uma análise de algumas das doenças desta geração, estudadas ao longo do trimestre. Em seguida, mostraremos em que se baseiam as esperanças desta geração. Por fim, revelaremos que Cristo, Aquele que é o Médico que sana as nossas almas (Ex. 15.26), é a esperança para todos aqueles que nEle confiam.
1. AS DOENÇAS DESTA GERAÇÃO
Conforme estudamos ao longo deste trimestre, a sociedade moderna se encontra adoecida por causa dos mitos e neuroses que construiu. Dentre alguns abordados, destacamos: a ansiedade – que tem levado as pessoas a viverem em busca de coisas que não necessitam e preocupando-se com problemas que não existem; o medo – principalmente o da morte, a qual já fora vencida por Cristo na cruz do calvário, restando, a nós, a certeza de vida eterna; a depressão – produzida, na maioria das vezes, pelas angústias da alma que se encontra fragmentada pelas ilusões da existência; o consumismo – que orienta as pessoas ao preenchimento de um vazio que só se encontra em Deus através de objetos desnecessários; a ambição – que também é uma projeção do consumismo, na medida em que conduz o homem a buscar sempre mais tendo um outro como referente; o culto ao corpo – baseado no materialismo, isto é, na crença de que não passamos dessa vida, por isso, a obsessão pela imagem em detrimento do conteúdo; o uso de drogas – como meio de obter prazer imediato e satisfação temporária e como fuga da realidade existencial; a inversão de valores – que faz com que as pessoas denominem o errado de certo e vice-versa.
2. AS ESPERANÇAS DESTA GERAÇÃO
Essa geração adoecida, na ânsia de “matar” Deus, acabou destruindo a si mesma, pois Ele a entregou aos seus interesses, para buscar a esperança em valores que não se sustentam (Rm. 1.18-25). Por isso, vemos, comumente, crenças de que o homem poderá obter êxito, exclusivamente:
1) pelo desenvolvimento econômico (I Tm. 6.17) – o mercado financeiro está em plena efervescência, mas ao contrário de trazer soluções, o aumento das riquezas tão somente realça a desigualdade social, e, cada vez mais, são muitos com pouco e poucos sem nada.
2) o humanismo sem Deus (Jr. 17.5-7) – não que todo humanismo seja errado, na verdade, o próprio Deus é humanista, na medida em que ama a humanidade de tal modo que entregou Seu Filho para a salvação dos homens (Jo. 3.16). O problema, no entanto, é o culto ao homem, o cientificismo que tem levado muitos a acreditar que o homem é a medida de todas as coisas e que, por si só, resolverá todos os problemas; e
3) na industrialização indiscriminada (Gn. 1.28-30; 2.20; 3.17,18) – as cidades estão superlotadas, as pessoas estão deixando o campo na busca por emprego nos grandes centros, as conseqüências são as mais funestas, a criminalidade crescente, condições de vida precárias, poluição do rios, destruição da natureza, entre outras. 3. CRISTO, NOSSA ÚNICA ESPERANÇA
Consoante ao exposto, concluímos que Cristo, somente Ele, é a única esperança para o mundo. Ele é a libertação do pecado que conduz o homem à condenação eterna (Rm. 3.23; 6.23; Jo. 3.16). Ele é a liberdade da escravidão do pecado, da libertinagem que alguns confundem com liberdade (Jo. 8.32,36). Ele é o antídoto contra os falsos valores exarados pela sociedade moderna, que incita aos vícios, à ansiedade (Mt. 6.25), ao consumismo (Mt. 6.19-34), ao ódio (I Jo. 1.7), ao ceticismo (Jo. 10.38), e ao desespero (Mt. 5.3-12). Como destaca Paulo, em Rm. 15.13, “Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo”. Essa esperança é, sobretudo, escatológica, na medida em que aguardamos a manifestação de Cristo para arrebatar a sua igreja (I Ts. 4.13-17). Por isso, diz ainda o Apóstolo, em II Ts. 2.16: “E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança”.
CONCLUSÃO
O mundo, conforme estudamos na lição anterior, jaz no maligno (I Jo. 5.18,19). Por isso, o retrato atual desse século é de desespero. Muitos estão apelando à auto-ajuda, na tentativa de encontrar dentro de si mesmos a resposta para os problemas da vida. Essa busca, no entanto, é frustrada por causa da condição limitada do ser humano. A solução não pode vir de dentro de nós, mas do alto, pois, em Cristo, repousa a revelação amorosa e graciosa de Deus, que nos dá a verdadeira esperança. A saúde de todos nós depende, portanto como anunciar Paulo, “Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho” (Cl. 1.5). Ouçamos, pois o evangelho de Cristo para que não vivamos como os demais que não têm esperança.
Pb. José Roberto A. Barbosa
BIBLIOGRAFIA
COLSON, C. & PEARCEY, N. E agora, como viveremos? Rio de Janeiro: CPAD, 2000. PIPER, J, TAYLOR, J. A supremacia de Cristo em um mundo pós-moderno. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

sábado, 10 de julho de 2010

VIDA E TESTEMUNHO DO PR. RICHARD WURMBRAND E SABINA WURMBRAND

1937-1938

Em uma das muitas aldeias montanhosas da Roménia vive um carpinteiro idoso e religioso chamado Christian Wolfkes, o qual tem um amor fervoroso pelos judeus. Ele deseja ganhar um judeu para Cristo, mas não há nenhum na sua aldeia e ele está demasiado doente para viajar à procura de um, com quem possa compartilhar o Evangelho. Um jovem judeu e a sua esposa chegam à aldeia de Christian Wolfkes. Durante horas, o velho carpinteiro ora por esses estrangeiros judeus e procura, de todas as maneiras possíveis, levá-los ao Salvador. O maduro carpinteiro dá-lhes um Novo Testamento. Os estrangeiros judeus, Richard e Sabina Wurmbrand, finalmente dedicam as suas vidas a Jesus Cristo.

1941
A Roménia apoia a Alemanha na guerra contra a União Soviética e integra as forças alemãs. Richard Wurmbrand, agora Pastor, vê uma nova oportunidade entre os soldados e inicia atividades evangelísticas. Durante o terror do Nazismo, Richard e Sabina são repetidamente espancados e presos. A família da senhora Wurmbrand perece na exterminação em massa, nos campos de concentração de judeus.

1944
Os comunistas obtêm o poder na Roménia e um milhão de tropas russas são convidadas a invadir todo o país. O Pastor Wurmbrand inicia um duplo ministério: com os seus compatriotas oprimidos e com os russos. Ele aborda comboios e usa as longas viagens para pregar o Evangelho; disfarçado, entra nos campos do exército russo e expõe a Palavra de Deus.

1945
Richard e Sabina Wurmbrand assistem ao “Congresso dos Cultos” promovido pelo governo comunista romeno. Como vários líderes religiosos juram lealdade ao novo regime, Sabina diz ao seu marido para “limpar a vergonha da face de Jesus”. Richard, sabendo do resultado de tal ato, foi à frente. Os delegados acreditam que ele irá louvar a nova liderança, mas, para sua surpresa, Richard diz aos 4.000 delegados que o seu dever como cristão é apenas glorificar a Deus e a Cristo.

1947

Richard organiza grupos de cristãos para contrabandear Evangelhos russos para a Rússia. Em 30 de Dezembro, a República da Roménia é proclamada.

1948
Num Domingo de manhã, a 29 de Fevereiro, o Pastor Wurmbrand sai da Igreja. Um pequeno grupo da polícia secreta raptam Richard e fecham-no numa cela solitária, nomeando-o “Prisioneiro número Um”.

1950
Sabendo do trabalho de Sabina na Igreja secreta, os comunistas prendem-na e colocam-na em trabalhos forçados no Canal do Danúbio. O seu filho de 9 anos, Mihai, é deixado abandonado nas ruas.

1953
Sabina Wurmbrand é libertada e continua o seu trabalho na Igreja secreta. Contam-lhe que o marido tinha morrido na prisão. Recusando-se a acreditar no relatório, Sabina mantém a sua esperança de um dia ver Richard novamente.

1956

Richard Wurmbrand é libertado após servir 8 anos e meio na prisão. Ele sofreu torturas horríveis e foi avisado para nunca voltar a pregar. Apesar do tratamento dos seus raptores, Richard trata-os apenas com amabilidade. Depois da sua libertação, Richard recomeça o seu trabalho na Igreja secreta.

1959
Richard volta a prisão através de um dos seus próprios associados da Igreja secreta. É novamente preso e condenado a 25 anos.

1964
O Pastor Wurmbrand é libertado da prisão e recomeça o seu trabalho. Chegam a Bucareste os Reverendos W. Stuart Harris e John Moseley, da Missão para os Milhões da Europa. Dirigem-se cuidadosamente ao sótão onde moram os Wurmbrands, onde o Pastor conta novamente algumas das suas experiências na prisão. No dia seguinte, encontram-se num parque em Bucareste e têm a sua conversa final. Trata-se do primeiro contacto dos Wurmbrands com missionários de fora desde as suas prisões.

1965


A familia Wurmbrand é resgatada da Roménia por $10.000 e Richard é novamente avisado pela polícia secreta para manter silêncio. Os Wurmbrands viajam para a Escandinávia e Inglaterra antes de chegarem aos Estados Unidos. Em Maio, o Pastor testemunha em Washington D.C., antes do Sub-comité de Segurança Interna do Senado, desnudar a sua cintura e revelar dezoito feridas profundas no seu corpo. Esta história espalha-se rapidamente pelo país e pelo mundo, e centenas de convites para testemunhar chegam a sua casa.

1966
Richard e Sabina iniciam a sua viagem de pregação internacional, revelando as atrocidades cometidas contra os seus irmãos e irmãs nos países comunistas. O Pastor Wurmbrand sabe que a polícia secreta romena está a planejar a sua morte. Todavia, o pastor não podia ser silenciado. Ele continua a sua viagem de pregação e começa a ser conhecido como “a Voz da Igreja Secreta”
1967
Com o desejo de servir a sua Família perseguida de uma forma melhor, os Wurmbrands iniciam oficialmente um ministério de compromisso com esse serviço. Em Abril, é formada a “Jesus para o Mundo Comunista”, mais tarde chamada por “A Voz dos Mártires”. O livro “Torturado para Cristo”, que conta a experiência do Pastor Wurmbrand na prisão, é lançado. Em Outubro, é lançado o primeiro número do jornal mensal de “A Voz dos Mártires”.

Anos 70 até meio dos anos 80


Apesar da Guerra Fria dos anos 80, A Voz dos Mártires permanece verdadeira ao seu chamado para servir a Igreja perseguida. O trabalho desenvolve-se com cinco objectivos principais e liga mais de 80 nações.

1989
Uma falha da democracia mostra a brutalidade dos comunistas chineses quando massacram aproximadamente mil protestantes em Tianamen Square, Beijing. Iniciam-se manifestações na Europa de Leste e em 9 de Novembro cai o Muro de Berlim. Um Pastor romeno prega em Timisoara. Logo depois, milhares de romenos começam a protestar contra o regime opressivo de Elena e Nicolae Ceausescu. Muitos soldados, convencidos pelas pessoas, tornaram-se polícia secreta. Em 25 de Dezembro, dia de Natal, a paz vem para a nação oprimida da Roménia.

1990
Em apenas alguns dias na nova Roménia de fronteiras abertas, colaboradores da Voz dos Mártires trazem camilhões com auxílio à Roménia e a outros países libertados. Richard e Sabina voltam à Roménia, depois de 25 anos de exílio. Richard é bem recebido por muitas Igrejas e até prega na televisão pública. Ele lamenta a execução dos tiranos romenos e prega uma mensagem de amor e perdão. Uma gráfica cristã e uma livraria são abertas em Bucareste. O governo local oferece um armazém para os livros cristãos, precisamente no mesmo local onde Richard foi preso em prisão solitária. Uma segunda gráfica é aberta escondida numa aldeia rural da China.

1991


Um escritório da Voz dos Mártires é aberto oficialmente em Cherkassy, na Ucrânia, onde o seu jornal se torna um dos mais largamente distribuídos dentro das publicações cristãs distribuídas no país. São enviadas dez toneladas de literatura e ajuda para a Sibéria. Em 25 de Dezembro, Mikhail Gorbachev demite-se como Presidente da União Soviética. No dia seguinte, esta cai oficialmente, trazendo fim ao partido do governo comunista pela primeira vez desde 1917. O trabalho de A Voz dos Mártires cresce na Arábia Saudita, Cuba, Tibete e Vietname.

1992
O governo comunista da Albânia cai, acabando “o primeiro estado ateu”. Em 15 de Setembro, a Voz dos Mártires abre uma livraria cristã em Moscovo e distribui mais de um milhão de Novos Testamentos ilustrados para crianças na Albânia, Roménia, Moldávia, Rússia, Ucrânia e Bulgária. Milhares de Bíblias usadas e livros cristãos, providenciados por cristãos nos Estados Unidos, são enviados para a Nigéria para centenas de Igrejas destruídas pelos islâmicos.

1994
Richard Wurmbrand lidera um tempo devocional de oração no Palácio Enver Hoxha na Albânia. Uma loja de café e uma livraria cristãs, chamadas “O centro de Stephen” são oficialmente dedicadas ao Senhor na capital de Tirana. São libertados da prisão dois pastores vietnamitas, após uma campanha mundial de oração e publicidade. Surgem novas oportunidades para assistir às famílias das vítimas dos “Terroristas do Caminho Brilhante”, nas áreas montanhosas do Peru. Terroristas prisioneiros são evangelizados e muitos vêm a Cristo. Cerca de 80.000 balões das Escrituras circularam através das fronteiras da Coreia do Norte.

1994–1995
Richard e Sabina regressam à Roménia para oficializarem a abertura da Casa de Crianças Ágape, um lugar para órfãos romenos e crianças de rua, para receberem amor, cuidados e o Evangelho. A distribuição da Bíblia na China cresce após a Secretaria de Segurança Pública continuar a desencorajar o não registo de edifícios de igrejas e confisco de toda a Escritura. São enviados cerca de 100.000 casacos, aproximadamente, para a sede da Voz dos Mártires, através da campanha “Casacos para a Rússia”, efectuada pelas famílias cristãs em toda a nação. Pela primeira vez, aldeões tribais no Vietna recebem Bíblias na sua própria língua. Os cristãos paquistaneses começam a receber ajuda da Voz dos Mártires.

1996
A Voz dos Mártires desenvolve novas estratégias de alcance às “fortalezas” do Laos comunista e Sudão islâmico. São estabelecidos os fundos “Bíblias para Nações Cativas” e inicia-se novo aumento de entregas de Bíblias em países fechados. Os colaboradores da Voz dos Mártires começam a difundir programas sobre o Evangelho no Oriente Médio .

1997
A Voz dos Mártires inicia o Projeto Missão Sudão, levantando fundos para prover “Pacotes Vida” (mosquiteiro, Bíblia, enxada, pratos, copos, panelas e outros bens necessários).

2000-2001


Sabina Wurmbrand, co-fundadora de A Voz dos Mártires, vai para o Senhor em 11 de Agosto de 2000, 6ª feira. O Pastor Richard Wurmbrand, fundador, vai para o Senhor em 17 de Fevereiro de 2001, sábado.

Existem desafios consideráveis para o século 21. Os países libertados recentemente da opressão comunista permanecem devastados, pelas décadas de terror. A China, bem como a Coreia do Norte, Vietna, Laos, e Cuba, são apanhados na boca do dragão comunista. Existem fortalezas islâmicas, tais como Bangladesh, Sudão, Arábia Saudita, Paquistão, Irão e Nigéria.

BRASIL: Perseguição na tríplice fronteira


Quero pedir ao povo de Deus que nos ajude em oração diante da
perseguição que estamos sofrendo nesse momento.

O irmão M… (ex-muçulmano xiita) convertido há dois anos vem
sofrendo ataques por professar sua fé em Jesus. No ano passado ele
recebeu uma carta de ameaças de um grupo terrorista islâmico que atua aqui na
região (Foz e Paraguai). Foi ameaças de morte se permanecesse seguindo a bíblia
e adorando a Jesus. Em seguida, (duas semanas) ele foi agredido na rua por três
homens dizendo que ele deveria parar de pregar e voltar ao islã.
Nosso irmão M… retornou ao seminário (ela está se preparando
para servir ao Senhor como missionário entre seu povo) cheio de hematomas e com
muitas dores no corpo por causa das agressões.

Na semana passada ele recebeu um telefonem dizendo que
agora além dele, o pastor P… também estava na lista. No fim de semana recebi
três ligações com ameaças desse grupo no meu celular. No mesmo dia eles
enviaram uma carta para o M… dizendo que ele estaria morto e também
ligações como ameaças. O numero que me ligaram é o mesmo que M…
recebeu as ligações.
No domingo um carro sem placa e com vidro todo preto,
tentou atropelar o M…. por duas vezes. No dia seguinte fomos a policia
fazer um boletim de ocorrência e após deixar o m… no seminário, um homem
ligou pra ele dizendo: “Não adianta ir a policia! Nós vamos pegar vocês.”
Diante disso, tomei a decisão depois de orar que devemos tirar o
M… da cidade por um tempo.

Contamos com sua oração…
- Ore pela segurança do irmão M…. e por mim (P…)
- Ore também por nossa filha que ao ouvir essas coisas
anda muito assustada e não quer ficar sozinha em nenhuma parte da casa. Ore por
sua segurança, também de minha esposa.
- Ore para que Deus nos dê força e sabedoria para lidar com essa
situação.
- Que o evangelho avance nessa região e por salvação de outros
árabes.
- Por salvação de outros muçulmanos.
- Hoje a cidade amanheceu com dois outdoor com versículos da
Bíblia em árabe. A palavra de Deus é viva e que toque a vida dos árabes que aqui
residem.

Grato por suas orações,
Pr. P…
Servindo entre os árabes na Tríplice Fronteira

CLASSIFICAÇÃO DE PAÍSES POR PERSEGUIÇÃO



A Classificação de países por perseguição é uma lista na qual os países são classificados segundo o grau de intolerância para com o cristianismo. Seu objetivo é informar a reação dos países ao evangelho e acompanhar aqueles em que a perseguição está se tornando mais intensa.

CORÉIA DE NORTE (1º LUGAR NA CLASSIFICAÇÃO POR PERSEGUIÇÃO)
A perseguição A perseguição aos cristãos foi intensa durante o período de dominação japonesa, especialmente devido à pressão exercida pelos dominadores para a adoção do xintoísmo como religião nacional. Desde a instalação do regime comunista, a perseguição tem assumido várias formas. Em um primeiro momento, os cristãos que lutavam por liberdade política foram reprimidos. Depois, o governo tentou obter o apoio cristão ao regime, mas como não teve êxito em sua tentativa, acabou por iniciar um esforço sistemático para exterminar o cristianismo do país. Edifícios onde funcionavam igrejas foram confiscados e líderes cristãos receberam voz de prisão. Ao serem derrotados na Guerra da Coreia, soldados norte-coreanos em retirada frequentemente massacravam cristãos com a finalidade de impedir sua libertação.

Ser cristão é perigoso na Coreia do Norte; por isso o país ocupa, pelo sexto ano consecutivo, a primeira posição na Classificação de países por perseguição. O Estado não hesita em torturar e matar qualquer um que possua uma Bíblia, esteja envolvido no ministério cristão, organize reuniões ilegais, ou até que tenha contato com outros cristãos (na China, por exemplo). Os cristãos que sobrevivem às torturas são enviados para os campos de concentração. Lá, as pessoas recebem diariamente alguns gramas de comida de má qualidade para sustentar o corpo que trabalha por 18 horas. A menos que aconteça um milagre, ninguém sai desses gigantes campos com vida.

Em setembro de 2007, a revista Newsweek destacou o drama dos cristãos norte-coreanos. Um desertor, Son Jong-Nam, converteu-se quando fugiu para a China, onde conheceu um grupo de missionários cristãos. Após certo tempo, ele voltou ao seu país como missionário. Lá, foi detido e acusado de ser espião. Atualmente, ele está no corredor da morte em Pyongyang.

Son cresceu em boas circunstâncias por ser filho de um alto oficial. De acordo com a Newsweek, a esposa dele, grávida, perdeu o bebê depois de ter sido espancada durante um interrogatório na Coreia do Norte, por ter criticado o controle de alimentos de Kim Jong-Il.

Desde o final do século 19, cerca de cem mil norte-coreanos mantêm a fé cristã clandestinamente, segundo cálculos da Newsweek. Até mesmo Kim Il-Sung, o primeiro ditador da Coreia do Norte, falecido recentemente, veio de uma família cristã devota.

De acordo com missionários, os cristãos norte-coreanos mantêm suas Bíblias enterradas nos quintais, embrulhadas em plásticos. Alguns pastores na China oram por doentes e pregam através de interurbanos feitos por telefone celular, segundo a reportagem. Tudo isso num intervalo de tempo que vai de cinco a dez minutos. Os "cultos telefônicos" têm de ser rápidos, e muitas vezes são interrompidos bruscamente, porque a Coreia do Norte usa rastreadores para localizar os telefones.


Motivos de oração

1. Louve a Deus pelo crescimento da Igreja e pela capacidade dos cristãos norte-coreanos de divulgar o evangelho mesmo sob rígidas restrições. Ore para que novas oportunidades de evangelismo sejam descobertas.

2. A situação atual é terrível, mas Deus está usando esse sofrimento para o bem. Portas estão se abrindo para o evangelho à medida que o governo torna-se cada vez mais favorável a aceitar os ministérios cristãos de ação social e humanitária. Ore para que esta pequena abertura na esfera governamental possa expandir-se rapidamente.

3. O povo sofre com a obrigação de cultuar os líderes do país. Ore para que o vazio dessa falsa religião torne-se evidente e para que os norte-coreanos busquem o Deus verdadeiro.

4. Organizações missionárias voltadas para a Coreia prosseguem em sua preparação. Louve a Deus pelo grande volume de recursos que está sendo disponibilizado para ajudar a Coreia do Norte. Ore para que as organizações missionárias encontrem formas de realizar seu trabalho nos dias de hoje. Ore também para que estas organizações estejam preparadas para agir conjuntamente quando as portas do país se abrirem para o exterior.

5. Os cristãos coreanos sofrem com a falta de Bíblias. A maioria dos cristãos não possui sua própria Bíblia e muitos não têm sequer acesso a uma. Ore para que ministérios cristãos consigam suprir o país com Bíblias. A maioria das Bíblias tem que ser contrabandeada e equipes de entrega continuam sendo necessárias.

Fontes

- Report on International Religious Freedom

- Portas Abertas Internacional

Notícias Porta Abertas - Cristão é executado por muçulmanos

Fontes afirmam que integrantes da Al Qaeda ligados ao grupo muçulmano somali Al-Shabaab executaram publicamente um ex-muçulmano no distrito de Hudur, Somália, dia 1º de julho.

Muhammad Guul Hashim Idiris, um cristão convertido do islamismo, estava viajando de Kalafo, cidade na fronteira com a Etiópia, para visitar sua mãe em Mogadishu.

Um dos passageiros perguntou para ele se acreditava que o profeta Maomé era um genuíno mensageiro de Deus. Idiris respondeu dizendo: “Se fosse assim, eu acreditaria nele, e não no Messias”.

Assim que eles chegaram ao distrito de Hudur, uma “fortaleza” do grupo Al-Shabaab, o homem falou sobre Idiris para representantes do grupo, que o prenderam no dia 27 de junho. Idiris foi acusado de insultar o profeta Maomé. É considerado um pecado grave pensar que Maomé não é um profeta legítimo, e é punível de morte.

O xeique Adan Yare, governador do Al-Shabaab na região de Bakol, falou com a imprensa no dia 1º de julho, e disse: “Nossos guerreiros santos executaram hoje, dia 1º de julho, um jovem chamado Muhammad Guul Hashim Idiris, que insultou nosso amado profeta Maomé”.

O cristão estava casado desde o dia 26 de janeiro de 2010, e sua esposa estava grávida.

O tio de Idiris, também cristão, falou à agência International Christian Concern de Addis Ababa, dizendo que a execução foi “uma evidência clara da tentativa do grupo Al-Shabaab de eliminar o cristianismo entre a população da Somália”.

Jonathan Racho, diretor regional da ICC na África, declara: “Estamos muito tristes com mais essa execução de um cristão somali. O Al-Shabaab e outros grupos extremistas querem retirar os cristãos do país. Muitos cristãos já foram mortos. ‘A ação cruel e desumana do Al-Shabaab mostra um completo desrespeito pela vida”.
TRADUÇÃO : PORTAS ABERTAS